Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Buscar  
Política

Publicada em 15/11/2022 às 14:21h - 30119 visualizações
É #FAKE capa de jornal que atribui a Lula a frase 'Vamos confiscar tudo'
É #FAKE capa de jornal que atribui a Lula a frase 'Vamos confiscar tudo'

Por Roney Domingos, g1

Por Roney Domingos, g1

 

É #FAKE capa de jornal que atribui a Lula a frase 'Vamos confiscar tudo'
Reprodução

Circula nas redes sociais uma imagem que imita a capa do Jornal do Brasil com a foto do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva e a manchete: "Vamos confiscar tudo!". É #FAKE.

 — Foto: g1

— Foto: g1

A publicação falsa diz ainda, sob o título: "Para repor rombo de 400 bi, governo vai confiscar'. Sobre a foto de Lula, atribui ao presidente eleito as declarações: "Quem ganhar acima de 8 mil pagará 47,5% de imposto de renda" e "Teremos que confiscar as poupanças acima de 50 mil". O texto da publicação falsa afirma: "Medida antipopulares serão necessárias, assim como fez o Collor de Mello anos atrás. Bolsonaro deixou um rombo fiscal de 400 bilhões e para cumprir minhas metas irei tirar dos mais ricos e dar aos mais necessitados. Por isso iremos aumentar a cobrança do imposto de renda e confiscar a poupança e investimentos acima de 50 mil."

O Jornal do Brasil não publicou uma capa com esse título e conteúdo. Em seu site, o jornal esclarece que a imagem é falsa e que foi alvo de uma fake news bolsonarista.

"O Jornal do Brasil deixou de circular no modelo berliner, com logomarca azul, em agosto de 2010. O JB voltou às bancas, em fevereiro de 2018, adotando o formato tradicional standard. Desde abril de 2019, circula em edição on-line. O Departamento Jurídico do JB já toma providências para responsabilizar os autores e disseminadores deste crime de uso indevido de marca, com pedido de indenização por danos materiais", diz a nota do Jornal do Brasil.

A assessoria do presidente eleito Lula também alerta que ele jamais fez as declarações atribuídas a ele na publicação falsa. " Infelizmente, mesmo depois da eleição, grupos bolsonaristas criam notícias falsas para criar confusão com desinformação e fake news no Brasil. Lula nunca deu essas declarações."

O Fato ou Fake já desmentiu uma mensagem falsa que dizia que Lula disse no Twitter que vai bloquear poupanças em 2023 para manter Auxílio Brasil.

É #FAKE print de capa de jornal em que Lula diz 'Vamos confiscar tudo' — Foto: Reprodução

É #FAKE print de capa de jornal em que Lula diz 'Vamos confiscar tudo' — Foto: Reprodução

 

Fato ou Fake Explica:

 

5 vídeosPor que as pessoas acreditam em fake newsPor que as pessoas criam fake news?Criar e compartilhar fake news é crime?
4 vídeos



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:





Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




(99)9999-9999

Videos

Publicidade Lateral





Estatísticas
Visitas: 2098084 Usuários Online: 1301


Fan Page

 




PARAIBUNA SP
Copyright (c) 2024 - Rádio Du Vale - Todos os direitos reservados